segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os Tipos de Erosão


Existem vários tipos de erosão e agentes causadores dela, vamos conhecer alguns!


Erosão por gravidade
Consiste no movimento de rochas e sedimentos montanha abaixo principalmente devido à força da gravidade.
Erosão pluvial
A erosão pluvial é provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação.
Erosão eólica
É um tipo de erosão causada pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos. Podem ser vistas nos desertos na forma de dunas e em montanhas retangulares em  zonas relativamente secas.

Erosão marinha

A erosão marinha é o resultado do atrito da água do mar com as rochas, que acabam cedendo e transformando-se em grãos, esse tipo de erosão é causado principalmente pelo excesso de calor ou de frio.
Erosão química
Ocorre com intervenção de fatores como calor, frio, água, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas, que com o passar do tempo vão se deteriorando.
Erosão Glacial
Quando as geleiras deslocam-se , no sentido descendente, provocam a erosão e a sedimentação glacial. Ao longo dos anos, o gelo pode desaparecer das geleiras, deixando um vale junto ao mar. Causada pelo excesso de calor.

Erosão fluvial

Erosão fluvial é o desgaste do leito e das margens dos rios pelas suas águas. Este processo pode levar a alterações no curso do rio.
Grande maioria desses tipos de erosão não são causadas pelo homem, mas sim, seriamente agravadas por ele, com construções em locais impróprios, aumento da produção de gases causadores do efeito estufa e principalmente, potencializando o aquecimento global. Então, que tal tentar mudar um pouco seus hábitos?


13 comentários: